quarta-feira, 22 de outubro de 2008

“O SILÊNCIO VALE OURO, A PALAVRA VALE PRATA”


Este é um dos preceitos orientais e bíblico que eu tenho grande admiração.

É como se fosse: Pô se vc tem o que dizer fale, mas silencie se não tiver assunto coerente e produtivo. Sempre achei que ouvir é um excelente exercício, nele aprendemos muito e treinamos a nossa humildade e paciência (não que eu seja um exemplo disso). Além disso, dá pra tentar ser um aluno sábio, pois aprende-se muito ouvindo os erros dos outros, se quiser cair no mesmo erro vai ser uma questão de escolha. Quando estamos em silêncio ficamos livres de cair no ridículo ou de sermos impróprios de alguma forma. E não que falar seja ruim, mas aprendemos mais ouvindo do que falando, tornamo-nos corteses neste silêncio atencioso por que o outro se tem o que dizer logo percebe que tem na sua frente uma pessoa realmente querendo ouvir.

Lembremo-nos que a Fênix renasceu das cinzas e que a águia, precisa ter coragem, força e determinação, depois de certa idade, para arrancar as unhas e penas para continuar a viver (você já conhece essa história? Sugiro que a ouçam). Ficar calado não é muito fácil... É preciso ser meio Fênix e meio Águia.

Hmmmmm Resumindo acho que preciso ficar mais tempo com minha boca fechada.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Quem sabe de tudo nao fale, quem nao sabe nada, se cale!"